Scroll to top
EspaçoVittal, muito mais que uma academia.

Xilitol: nova alternativa para substituir o açúcar


Academia EspaçoVittal - 7 de julho de 2016 - 0 comments

O que é :

O Xilitol é um adoçante natural de baixo índice glicêmico, encontrado em plantas, frutas e vegetais, como uva, morango, alface, cebola e cenoura.

É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É tão doce quanto o açúcar pois possui a mesma capacidade adoçante, sem provocar cáries.

É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos.

Ao contrário de outros açucares, xilitol não eleva os níveis de glicose no sangue. Evidências clínicas mostram que o uso do xilitol é recomendado em pacientes de todas as idades. É indicado para diabéticos e apresenta outros benefícios a saúde:

Diabetes – Xilitol é bem tolerado por indivíduos diabéticos porque independe de insulina para ser metabolizado.

Saúde bucal – Xilitol pode prevenir ou reduzir a incidência de cáries uma vez que não pode ser fermentado

Gerenciamento do peso – Xilitol possui a mesma capacidade adoçante que o açúcar (sacarose) com cerca de 40% de calorias a menos.

Otite – Xilitol pode prevenir ou auxiliar no tratamento da otite média inibindo o crescimento da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de infecções no ouvido médio.

Osteoporose – Xilitol pode atuar na prevenção da osteoporose estimulando a absorção de cálcio pelo intestino.

– Assim como todos os outros adoçantes, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia.

– Novos grupos incluem pessoas com baixa produção de saliva e aquelas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas como terapia de substituição do cigarro e também por quem está preocupado com o controle de peso, visto que é um excelente substituto do açúcar.

Devido aos diversos benefícios e baseado em evidências clínicas, o uso do xilitol é recomendável em pacientes de todas as idades.

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *