Scroll to top
EspaçoVittal, muito mais que uma academia.

Painço


Academia EspaçoVittal - 30 de janeiro de 2017 - 0 comments

Você conhece?

Segundo a nutricionista Naomí Sasaki, ele está listado entre os poucos grãos alcalinizantes para o corpo. Faz bem para a saúde, principalmente para o coração. Também melhora o sistema digestivo, desintoxica o corpo, reduz o risco de câncer, contribui para a saúde respiratória, aperfeiçoa o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, melhora a saúde muscular e nervosa,  protege contra a diabetes e ajuda na insônia e na perda de peso. É uma semente rica em fibras e proteínas, além de ter uma série de nutrientes como cobre, manganês, fósforo e magnésio. Não tem glúten.

painço2

Como preparar painço:

Lave a quantidade de painço a ser cozida e remova quaisquer pedras e grãos escuros. Em seguida, deixe de molho entre oito e 24 horas. É importante deixar de molho pelo tempo mínimo indicado para remover o ácido fítico presente nas sementes. Quando ingerido, este ácido liga-se aos minerais e age como inibidor da absorção de certas enzimas pelo organismo.

Cozinhe o painço como faria com o arroz, mas com mais água – 2 ½ copos de água para um copo de painço já demolhado. Quanto mais água você usar para cozinhar, mais suave ficará o sabor.

Você vai saber que o painço está cozido quando a cor amarela escura tornar-se opaca.

painço3

 Opções para servir:

– Sirva-o cozido e temperado como acompanhamento em pratos onde serviria arroz ou batatas;

– Adicione aos seus legumes picados favoritos e faça um refogado rápido;

– Adicione ainda quente à salada para dar um sabor especial;

– Faça um mingau com painço cozido e adicione nozes e suas frutas favoritas;

– Adicione painço na massa de pães, bolos.

– Use os grãos inteiros em sopas;

– Faça um risoto com os grãos para rechear charutos de repolho ou folhas de uva.

CUIDADO: O painço contém pequenas quantidades de goitrina, uma substância natural de alguns alimentos que suprime a absorção de iodo pela tiroide e pode levar ao alargamento desta glândula, causando o bócio ou hipotireoidismo quando consumido em grandes quantidades.

(Com informações do Mundo da Boa Forma)

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *