Scroll to top
EspaçoVittal, muito mais que uma academia.

Maquiagem na praia


Academia EspaçoVittal - 10 de janeiro de 2013 - 0 comments

Quem disse que não pode usar maquiagem na praia?

Ainda que muita gente pense que as duas palavras não combinam nem um pouco – afinal, você vai se bronzear, dar um mergulho e o make pode muito bem borrar ou até derreter – a maquiagem se tornou tão parte da rotina feminina, que é praticamente impossível ver uma mulher sair de casa sem pelo menos passar um corretivo e um blush. “Acredito que as mulheres querem, cada vez mais, ficarem lindas e perfeitas em todos os lugares. Como as imperfeições aparecem mais sob a luz do dia, elas adotaram a maquiagem também para a praia”, afirma Angélica Teixeira, maquiadora do salão Werner Dias Ferreira (RJ).

A fim de acompanhar o ritmo e a necessidade das mulheres que não abrem mão do make na praia ou na piscina, as marcas de cosméticos investiram em produtos à prova d’água (compostos por substâncias que resistem ao contato com a água e não deixam o make diluir na pele) e até com proteção solar! “As maquiagens com protetor solar estão disponíveis nas versões base e pó, que contém em sua composição o filtro contra os raios solares. Vale a pena lembrar que, além da “barreira” do filtro, o uso da base também pode proporcionar uma “barreira” física, ou seja, uma camada protetora sobre a pele. Para situações de muito calor prefira bases mais secas, oil free”, recomenda Chloé Gaya, maquiadora do salão Jacques Janine (SP). Outra opção, desta vez indicada pelo maquiador Giuliano Rezende do Marcos Proença Cabeleireiros (SP), é apostar em filtros solares coloridos em tons de pele: “Com este produto, é possível que você faça as duas coisas ao mesmo tempo: proteger a pele e corrigir imperfeições”, conta.

O maquiador Rodrigo Salles do Galeria Cabeleireiros (SP) logo avisa que o uso do bom senso é indispensável ao se maquiar para tais ocasiões, ou seja: nada de cores fortes! Para o expert, o clima pede a pele mais natural possível. “Além do uso de produtos à prova d’água (não vale usar uma maquiagem comum e ela derreter após o primeiro mergulho), o make deve ser leve, sem parecer que está maquiada, e sim que a sua pele é naturalmente perfeita. Não se esqueça de usar um pó bronzant para que você não corra o risco de ficar com a pele do rosto mais clara que a pele do resto do corpo”, ensina Angélica Teixeira.

Partindo do princípio de que o rosto limpo é o principal responsável por “segurar” a maquiagem, é essencial que faça uma boa limpeza com demaquilante, loção adstringente e sabonete neutro antes de começar a se maquiar. Pronto? Em seguida perguntamos à Chloé Gaya qual é o make ideal para os dias de muito sol, praia e piscina, e a maquiadora não hesitou em responder que uma boa ideia é passar um lápis marrom, aplicar máscara de cílios à prova d’água e um blush cremoso bem natural em tons terrosos, mais bronzeant para combinar com o clima da estação. “Caso queira passar uma sombra, escolha produtos cremosos e à prova d’água sempre! Aposte em tons claros e pasteis que garantem a naturalidade da pele”, aconselha a profissional.

Quanto aos lábios, a sugestão de Angélica Teixeira é passar um batom nude ou rosinha bem leve, já que a intenção não é chamar a atenção para o fato de estar maquiada, lembra? “Um batom com cor para dar um ar saudável ao rosto é sempre bem vindo, e o mesmo vale para o gloss. Algumas marcas já desenvolveram produtos que apresentam fator de proteção, mas caso seu batom não conte com este item, é recomendável que use protetor labial antes de aplicá-lo”, aconselha Giuliano Rezende.

Para Giuliano, o look perfeito para os dias praianos também inclui a correção de olheiras e contorno do nariz (onde geralmente a pele é mais vermelhinha) com corretivo, pouquíssimo pó, rímel (vale até transparente) à prova d’água, blush pêssego ou bronze (beeeem leves) e um gloss ou protetor labial para não deixar a boca seca. “E claro, tenha sempre as suas sobrancelhas bem penteadas”, lembra o maquiador. Quem está pronta para dar um mergulho e continuar belíssima?

Fonte: Monique Zagari Garcia | Corpo a Corpo

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *