Scroll to top
EspaçoVittal, muito mais que uma academia.

Hidratação e Reconstrução


Academia EspaçoVittal - 15 de novembro de 2009 - 0 comments

É interessante deixar claro a diferença entre hidratar e reconstruir o cabelo, processos que se usados de forma equivocada podem resultar em cabelos duros, pesados, e até quebradiços.

A hidratação já é uma velha conhecida nossa. Ela dá emoliência aos cabelos, proporcionado maciez, leveza, brilho e movimento aos fios capilares, bem como o fechamento da cutícula capilar. O ideal, nunca vou cansar de repetir, é fazer uma vez por semana. Se o seu cabelo já é um espetáculo por natureza, rola uma vez a cada 15 dias.

Mas o que é a reconstrução capilar?

O cabelo é formado por queratina, que, por sua vez, é composta por 19 aminoácidos. Porém, as agressões naturais sofridas por nossos cabelos, somadas às agressões causadas por nós (tintura, alisamento…) provocam a perda destes aminoácidos. E é aí que entra a reconstrução, processo que repõe o que o cabelo perdeu.

A reconstrução geralmente é feita com tratamentos à base de queratina na fórmula, e possuem PH ácido. Como o nome bem fala, ela reconstrói o fio capilar, preenchendo as partes pororosas dos fios “doentes”. Pra isso, o procedimento é o seguinte: o cabelo é lavado com um shampoo adstringente, que dilata os fios, deixando sua estrutura exposta. Depois são aplicados produtos com ativos emolientes, que são incorporados pelos fios. Finalmente, é aplicado um produto termoativado que age nas fibras capilares. Com o calor, os fios são selados, ficando protegidos.

Mas duas coisas importantes precisam ser ditas:

1) A reconstrução pode pesar os cabelos, deixando-os sem movimento. Por isso é de suma importância hidratar após o tratamento.

2) Produtos reconstrutores (shampoos, condicionadores, cremes, etc) não podem ser utilizados semanalmente sob aquela alegação de que suas melenas necessitam de uma “turbinada mega ultra power”. O excesso de queratina endurece os cabelos, tornando-os facilmente quebradiços.

Se o seu cabelo é virgem, macio, com movimento à la Gisele, amiga, você não precisa de reconstrução! Seus cabelos ficarão duros, e você gastará seu rico dinheirinho de bobeira.

O ideal é se informar com um profissional de confiança, que vai te dizer do que o seu cabelo realmente precisa.

Fonte: Trendy Twins

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *