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Açafrão


Academia EspaçoVittal - 21 de julho de 2016 - 0 comments

também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre.

– especiaria de cor dourada, conhecida pelo seu sabor amargo e aroma distinto.

– Fornece cerva de 300 calorias em 100g e é uma excelente  fonte de carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais.

O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.

Seus principais benefícios:

Para os olhos: o açafrão mostrou ser útil contra doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e catarata. Além disso, ele também ajuda na proteção dos raios solares nocivos, ajuda também  na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos forte e uma proteção maior.

Na Prevenção do Câncer: ele tem propriedades anticancerígenas, por conterem substancias que inibem o crescimento do tumor no organismo. Os carotenoides do Açafrão possuem propriedades preventivas de quimioterapia. Mostrou ser eficaz na proteção contra os câncer de cólon, Fígado e do ovário.

Para a Memória: contem poderosos antioxidantes que ajudam na Melhorar a Memória , já que os Estresses celulares são reduzidos pelo seu consumo. Além disso, As Doenças como Alzheimer e Parkinson podem ser mantidos longe pela ingestão regular do Açafrão, Isso ajuda a proteger o sistema nervoso central de anormalidade oxidativo e melhora os processos de aprendizagem. Ele também ajuda na retenção da memória, juntamente com recolhimento de dados antigos.

Antidepressivo: O Açafrão ajuda na melhorar o humor de uma pessoa, ele  desencadeia essa sensação e pode fazer você se sentir bem e relaxado, por conter 5-hidroxitriptofano, que ajuda na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. Isso ajuda a receber o sangue para o cérebro e ajuda na redução da depressão e apreensão.

Para o Coração: O açafrão é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e se acumula em placas endurecidas que podem levar a um ataque cardíaco ou derrame. Esta ação impedindo a oxidação do colesterol pode ajudar a reduzir a progressão da aterosclerose e de outras doenças cardíacas.

Para a Pele: eficaz no tratamento de acne devido a suas propriedades antissépticas e antibacterianas: ela combate espinhas, controla a oleosidade e proporciona um brilho saudável para a pele.

Quantidade recomendada

Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de 5 gramas, diariamente caso exista algum problema de saúde. Pessoas saudáveis podem usar o quanto considerarem mais conveniente, o importante é a regularidade, que o açafrão-da-terra faça parte da rotina alimentar.

Como consumir

Quando a pessoa adquire a raiz inteira a orientação é usar as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos.

Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo. Isto porque há maior risco de engasgue. Ele pode ser misturado em qualquer tipo de líquido, como no preparo dos alimentos ou na confecção de molhos para salada. Vale misturar com azeite, óleo de coco, maionese, leite, iogurte, manteiga, etc.

Combinações

É interessante combinar a cúrcuma com a pimenta do reino a fim de aumentar a biodisponibilidade (absorção). A pimenta do reino é rica em um flavonoide chamado piperina, que aumenta a absorção de outros nutrientes. O curry é feito com cúrcuma e pimenta, e também pode ser incorporado no dia a dia.

Cuidados ao consumir

É melhor comprar o açafrão-da-terra em lojas de produto naturais e ao fazê-lo, verifique a validade. Isto porque quanto mais fresco, mais rico em polifenois. A cúrcuma é indicada para todas as pessoas, com restrição apenas nos casos raros de alergias a este tempero.

Riscos do consumo em excesso

Não há efeitos colaterais no consumo da cúrcuma e ainda não foram descobertos problemas no consumo em excesso do tempero.

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